As Equitana se aproxima, os apaixonados por equitação se preparam para um dos eventos mais esperados do ano. Dentre as diversas competições, uma das mais aguardadas é a Equitana Cups, que conta com quatro modalidades distintas e desafiadoras.
No Show Cup da Uelzener Versicherung, que acontece no sábado, 11 de março, talentosos cavaleiros terão a chance de mostrar suas habilidades no grande ring da Equitana. A competição não leva em conta raça ou estilo de montaria, somente a criatividade e originalidade dos participantes. Para vencer, é preciso impressionar o exigente júri e conquistar o coração do público, que também participa do julgamento com aplausos.
Já na sexta-feira, 10 de março, a competição em destaque é a Josera Working Equitation Cup, que apresenta uma disciplina equestre fascinante e diversificada. As raças de cavalos barrocos, como Andaluzes, Lusitanos ou Camargueses, são frequentes na competição. Com sua estrutura compacta, esses cavalos possuem vantagem em habilidades e velocidade em trilhas. A competição é baseada nas tarefas dos pastores de gado do sul da Europa, que requerem grande versatilidade e flexibilidade do cavaleiro e do cavalo.
No EWU Ranch Riding Cup, que acontece na quinta-feira, 9 de março, a versatilidade e rápida reação aos comandos são características importantes. A nova disciplina western tem como objetivo apresentar um cavalo que esteja disposto a obedecer aos comandos e possa ser controlado em ritmos mais altos. Além do reforço de trote e galope, as guinadas laterais, mudanças de galope e passagem por pólos também são exigidas.
Na segunda-feira, 13 de março, a competição é a USG Indoor Eventing, que apresenta um desafiador percurso cross-country com obstáculos naturais, como valas, muros e arbustos. Os melhores cavaleiros e promessas da modalidade competem entre si e contra o tempo. Ao invés de longas galopadas, os obstáculos surgem em rápida sucessão, exigindo curvas precisas, controle e uma relação de confiança perfeita entre cavaleiro e cavalo.
E por fim, na quarta-feira, 15 de março, acontece a Icelandic Horse Cup, que é uma competição onde os cavalos islandeses mostram todo o seu talento na corrida, passagem e trote. Na pista oval, os cavalos da ilha de fogo e gelo não só contornam as curvas em alta velocidade, mas também aceleram nas retas, garantindo um espetáculo emocionante para os amantes de cavalos.
Com as Equitana Cups, a Equitana proporciona momentos únicos e emocionantes para todos os participantes e espectadores, além de incentivar a paixão pela equitação e o desenvolvimento de novas modalidades e disciplinas equestres.